Sobre o termo “omi” (dedicado aos meus irmãos)

Anin Urasse

A primeira vez que eu vi (li) o termo “omi” achei que era uma sigla. Parei um pouco pra pensar, e entendi do que se tratava após a célebre frase “omi fazendo omice”. É uma referência aos “homens que não são homens de verdade”. Homens que são machistas.

Bom, eu escrevo, milito, trabalho, vivo e respiro para, com e por causa do meu povo. Então eu quero discutir aqui o uso deste termo em relação aos homens PRETOS.

Quando entendi o significado, automaticamente lembrei de Fanon: “Eu só queria ser um homem comum, mas eu sou um homem preto”. E Fanon, homem preto, fala no seu célebre livro “Pele Negra, Máscaras Brancas” sobre como os pretos são socialmente vistos como “menos homens”. Ele chama atenção para o fato de que não é a toa que a representação mais comum do homem preto nas nossas sociedades é de homens pretos jovens. No dia-a-dia, homens pretos raramente são tratados como “senhores”. Antes, ele é o grande “brother”, mesmo que tenha 50 anos de idade.

Samora Machel também se refere a isso no livro “Estabelecer o Poder Popular para Servir às Massas”. O que a colonização fez, segundo ele, foi, dentre outras coisas, reduzir os homens de um povo a uma trupe de “moleques”. Malcolm também escreve sobre isso em sua auto-biografia.

Em resumo, o que eu quero dizer é que homens pretos, sempre foram os “omis” da sociedade. A supremacia branca sempre agiu assim e isso não é nenhuma novidade, mas ver mulheres e homens pretos usando esse termo me corta o coração. Dói em mim. Idem para o termo “macho”. Como “machos” e “fêmeas” fomos vendidos por 400 anos (só na diáspora atlântica). Como podemos não observar a perversidade disso?

Alguns podem até ter esquecido, mas homens pretos são meus/nossos filhos, sobrinhos, irmãos, pais, tios, avôs, amigos. Homens pretos são nossos Orixás. E os Orixás também são “menos homens”. Porque o deus homem “de verdade” é o deus branco do cristianismo. Xangô, Ogum, Obaluaê (…) são “menos-deuses homens”. São “deuses omis”. E quando eu vejo pessoas pretas escrevendo “odeio homens”, “morte aos homens” e afins, eu fico me perguntando: essas pessoas não tem ancestralidade não?

Quando um homem preto comete um crime, ele será enjaulado e tratado como o “omi” social que é. A situação dos homens pretos nas cadeias deste país revela mesmo que estes são os “omis”. Quando homens pretos cometem crimes, muitos contra mulheres pretas, quero sim que eles paguem por isso (mesmo sendo uma árdua defensora da abolição das prisões, militância que aprendi com a Angela Davis). Mas esse homem jamais se tornará um “omi” pra mim. Porque em última instância, “omi” retira do homem preto a sua humanidade historicamente negada. É chutar quem já está caído. Homens pretos continuam sendo homens e humanos mesmo quando fazem as maiores merdas. São homens. Jamais “omis”. Por favor, já tiraram tanto a nossa humanidade! Como é possível que possamos fazer isso com nós mesmo?

Finalizo dizendo que precisamos ter muito cuidado com as palavras que a gente usa. O cuidado com as palavras e os nomes é essencialmente africano. E eu queria dizer aos meus irmãos pretos que eu lamento muito, muito mesmo essa febre adolescentóide que tomou conta das redes sociais. Eu tive um pai preto maravilhoso, um homem preto que cometeu suicídio devido às consequências do racismo (um dia escreverei sobre isso), e eu bem compreendo as consequência do que é ser tratado como “omi social”, e como é se sentir um “omi social”.

Meus irmãos pretos (e quem são meus irmãos sabem que são), espero que juntos, aos pouquinhos, possamos ir reconstruindo nossas comunidades, famílias e relações. Que a gente volte a aprender a se amar. E a se olhar nos olhos. São vocês os homens que eu admiro. Quando vocês errarem, eu vou ser a primeira a cobrar vocês por isso, mas sem jamais esquecer de que nós somos UM SÓ POVO. E que sua negritude é a minha. E que sua humanidade é a minha. E que eu sou sua irmã. E que você sou eu.

ANKH, né? Quem realmente conhece nossa ancestralidade, sabe do que eu tô falando. Sou porque somos. Ubuntu é isso.

ankh

Deixe um comentário

