O MITO DA BRASILIDADE

Anin Urasse

O mito da democracia racial nos atrapalha e muito. Mas eu acho que nada nos atrapalha mais que o mito da “brasilidade” (que tem relação com o primeiro. Na verdade eu acho que é o pai dele).

Depois de enfrentar as afirmações costumeiras de que não existia racismo no Brasil e vivíamos numa democracia racial, penso que uma das tarefas daqui pra frente é enfrentar o grande mito da brasilidade.

Passamos 90% da história do país sem sermos considerados brasileiros. A independência do país veio e nós permanecemos escravos. A bandeira nacional tem o lema de um racista francês de marca maior. O estado brasileiro foi o que mais escravizou nosso povo. Até o hino, que a gente presta reverência e se emociona e bla bla bla… foi composto enquanto ainda estávamos atados em correntes.

Mesmo assim, toda a manipulação ideológica fez com que hoje negros conscientes de sua história defendam uma nacionalidade imposta e lutem pela integração nacional e por nossa integração da “nação”. Isso vai do militante novo às nossas principais referências. Isso é louco.

Certos estavam os quilombolas, que ao invés de reclamarem um lugar na casa grande construíram pedacinhos de África pelas bandas de cá. Muito mais ousados que nós, ao invés de “ocupar” os espaços brancos criaram poderes paralelos. Estados dentro do estado. Ninguém se reivindicava brasileiro não.

Ainda há o argumento de “nós somos brasileiros sim porque construímos esse país”. Sinceramente? Nada mais sádico. Construímos o país na base do chicote! Ninguém queria estar aqui, ninguém veio por vontade própria, ninguém veio a passeio – e sempre que podíamos, fugíamos.

Há que se enfrentar o monstro da brasilidade. “Somos todos brasileiros” é o novo “somos todos iguais”. Quem tem medo de romper com o país que nos mata desde que o primeiro africano chegou aqui?

Anúncios

4 comentários sobre “O MITO DA BRASILIDADE

  1. eu já vi um cara falar pra mim “eu nunca vi um ato racista na minha vida, nunca presenciei racismo”, perguntei se ele morava em marte…enfim…tem idiota que acredita em tudo…quem abrir a boca pra falar de que aqui é uma democracia racial…ou que não tem racismo é um/uma imbecil… ou vive na pós verdade…aliás…tá foda…nunca vi esse “país” tão lixo como agora…

    Ps.: nunca mais me respondeu…chateada comigo???
    ~=o(-

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s