SOBRE POLIGAMIA (ou: chegou a hora de enfrentar esse debate africanamente)

Inicio esse texto fazendo algumas apresentações conceituais básicas. A primeira é dizer que poligamia NÃO É sinônimo de poliamor, amor livre, ménage, relação aberta, swing ou qualquer coisa que o valha. O que diferencia a poligamia dessas outras “nomenclaturas” é o seu foco na construção familiar e fortalecimento de um povo (o que é muito diferente de satisfação de um prazer hedonista individual.). Portanto, a poligamia é um modelo de casamento tipicamente AFRICANO, um modelo MILENAR de família, com foco na expansão COMUNITÁRIA e fortalecimento DE UM POVO. O tal “poliamor” e seus congêneres são criações eurocêntricas recentes e remontam a um povo que só descobriu o corpo no século XX. (Alias, não é à toa que em geral somos mais abertos ao “poliamor” do que à “poligamia”. Somos levados a odiar tudo o que é africano). Tendo feito essa primeira diferenciação, vamos aos tipos de poligamia.

Existem três tipos de poligamia: poliginia, poliandria e poligamia grupal. Poliginia = 1 homem várias mulheres; poliandria = 1 mulher vários homens; Poligamia grupal = vários homens e várias mulheres (atenção: estou falando da criação de FAMÍLIAS e não de suruba). Todos os 3 tipos são encontrados em África.

Apesar de todos os 3 tipos de poligamia serem encontrados em África, a poliginia (1 homem + várias mulheres) é disparadamente a majoritária (uns 96%?), seguida da poliandria e da poligamia grupal. Além dos erros comuns que colocam a poligamia como sinônimo de poliamor, ou poligamia como sinônimo de poliginia, há a comum interpretação “poliginia é machismo”. Como optei por analisar os nossos fenômenos a partir de uma visão africana, vamos ver o que diferencia a poliginia da poliandria começando por essa última.

A poliandria (1 mulher vários homens), ocorre em contextos africanos em que o número de homens é maior que o número de mulheres (o que é bem lógico). Um exemplo típico é o Quilombo de Palmares (Clóvis Moura descreve a poliandria palmarina). Precisamos lembrar que na primeira fase da escravização, a maior parte de nosso povo escravizado era composta por homens (alguns autores falam de uma relação de 1 mulher para 7 a 10 homens). Assim, as mulheres palmarinas tinham vários maridos não pelo motivo de “quero me esbaldar” mas por um fator social (veja: o foco não é o “eu” mas as condições do meu povo. Confere? Portanto não há lógica falar em poliandria num contexto onde homens são minoria só porque “eu quero”, confere? Podemos querer muitas coisas, sim. Mas esse querer é um querer egoísta ou pensando em termos de povo? Num contexto onde há mais mulheres que homens, se eu me caso com 4 deles eu tô pensando nas minhas irmãs?)

Em termos de origem, entretanto, Diop nos ensina que a poliandria é tradicionalmente BRANCA, EUROPEIA. E isso tem um motivo: numa sociedade PATRIARCAL, quanto MENOS mulheres eu inserir no grupo social MELHOR. A mulher é tida como um fardo. Assim, na poliandria do povo (branco) celta, por exemplo, 1 mulher tinha que dar conta de 10, 12 homens, irmãos entre si, pai e filho, novo, velho, não interessa. A mulher TINHA QUE estar disponível para vários homens. Esses homens disputavam entre si violentamente (lembram dos filmes de duelo onde a mocinha branca não opina e fica esperando o resultado do bang bang ? Pois é.). Além disso, numa poliandria não é possível saber quem é o pai da criança, o que desresponsabiliza os homens e pode levar a incestos sem que as pessoas tenham controle. Assim, dizer “poliginia é machismo, quero vários homens” não tem lógica nenhuma. É justamente o contrário.

Dito isso, é muito óbvio pensar que se em contextos patriarcais a poliandria predomina, em contextos africanos (logo, matriarcais) o predomínio é da poliginia. (Chamo atenção pra esse ponto: nossos ancestrais são tipicamente poligâmicos. Aliás, as diversas formas de poliginia africana foram usadas pelos colonizadores como exemplo do nosso primitivismo e promiscuidade. Desconfie de qualquer pessoa ou teoria que diga que o que os seus ancestrais fizeram largamente é errado. Isso tem nome: colonização).

Muito menos que mulheres se digladiando por um homem ou um homem oprimindo várias mulheres, na poliginia É A PRIMEIRA ESPOSA que define SE esse homem deve ter uma segunda, terceira ou quarta esposa (geralmente só vai até aí). Se a primeira esposa NÃO QUISER, não tem poligamia. Não é o homem que decide sozinho. É a matriarca. (Pelo menos é isso o que manda a tradição. Se as pessoas no seu cotidiano desrespeitam a tradição – e elas desrespeitam – aí já é outra discussão). Em muitos contextos, é a primeira esposa que ESCOLHE quem será a segunda (sim, escolha, porque na perspectiva africana amor não é aquele fogo inconsequente que a gente sente quando se apaixona no primeiro dia, mas uma construção que se dá ao longo de muitos anos). Cabe ainda à primeira esposa organizar, por exemplo o revezamento do marido: 1 semana com cada esposa? 3 dias com cada esposa? 1 dia com cada esposa? (varia a depender do povo em questão tb). É óbvio que a primeira esposa não é (ou não deveria ser) uma manda-chuva autoritária. De uma maneira geral acaba sendo um consenso. Mas existe uma liderança. E ela é feminina. (Por isso, minha irmã, se o pretinho tá insistindo em poligamia nos primeiros meses de namoro com o argumento de “sou poligâmico”, sai de baixo. Poligamia é constituição familiar. Projeto de vida. Compromisso. Não oba-oba amor livre.)

Numa poliginia, ainda, (e eu não tenho pretensão de ser imparcial, eu estou aqui para defendê-la em especial das deturpações ocidentais), as esposas são chamadas entre si de “co-esposas”, “co-irmãs”, ou seja, não é uma disputa de homem, são companheiras que decidem caminhar juntas na construção de uma família dividindo a casa, os recursos, o trabalho E o marido. Não são vítimas do julgo do homem, exploradas pelo patriarcado, coitadas sem escolhas ou desesperadas pela falta de homem, mas mulheres com agência que concordaram em construir uma vida em conjunto dividindo várias coisas inclusive o marido. Ainda: de uma maneira geral, as sociedades tem mais mulheres que homens (e até a biologia explica porque nascem mais meninas que meninos). Assim a poliginia contrabalanceia um fato social. Simples assim. (Eu costumo dizer que a África é muito lógica, sincera e prática).

Todos nós conhecemos várias pessoas pretas (homens e mulheres) que passaram um período da sua vida como “amantes” ou tendo amantes. Muitos envelhecem solteiros nessa condição. Por que assumir uma relação plural é tão escandaloso quando, nos quartos de motéis, traímos uns aos outros?

África no centro, família!

____________________

“Uma segunda esposa entra na família como em qualquer outro casamento. Muitas mulheres escolhem isso para trazer mais energia feminina para a casa e torná-la mais alegre. Minha tia escolheu ter várias outras mulheres com ela. Isso não é considerado como perversão. É uma atitude que a mulher toma quando se sente alegre em seu relacionamento e quer trazer outras mulheres para dividir essa alegria com ela”.

(Sobonfu Somé no livro “O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar”).

poligamia

34 comentários sobre “SOBRE POLIGAMIA (ou: chegou a hora de enfrentar esse debate africanamente)

  1. obrigada pelo post! ando muito interessada . obrigada

    Em 30 de maio de 2017 11:00, pensamentosmulheristas escreveu:

    > Gilza Marques posted: “Inicio esse texto fazendo algumas apresentações > conceituais básicas. A primeira é dizer que poligamia NÃO É sinônimo de > poliamor, amor livre, ménage, relação aberta, swing ou qualquer coisa que o > valha. O que diferencia a poligamia dessas outras “nomencla” >

    Curtir

  2. Aguardei ansiosamente por esse texto. Aguardo ansiosamente a segunda parte.
    Você podia escrever um livro compartilhando o que você vem aprendendo com Áfrika, não? hahaha ia ser incrível!
    Obrigada mais uma vez por compartilhar com a gente seu conhecimento.
    Beijo grande.

    Curtir

  3. Anin, gostaria de saber onde você fez o seu teste de DNA pra saber as suas origens, procurei aqui no blog, mas não encontrei a informação. Obrigada desde já!

    Curtir

    1. Oi, irmã! Eu fiz numa clínica de geneticistas pretos dos EUA chamada African Ancestry. Você compra pelo site e eles mandam as instruções e o kit de coleta de saliva pra sua casa. Depois vc reenvia e aguarda o resultado.

      Veja no site: africanancestry.com

      Boa sorte!

      Curtido por 1 pessoa

  4. Olá querida Anin, falei de vc HOJE e esse assunto foi tocado…como não tenho 1% do seu conhecimento no assunto num pude falar sobre tal tão bem quando vc…achei MUITO bom…e fiquei aqui pensando muito sobre minhas escolhas…meus traumas…meus medos…e minhas “certezas” e “dúvidas”…eu não quero constituir família, nada contra, mas já sou complicado demais, fragmentado demais, para colocar alguém nesse mundo, no meu mundo e de outra pessoa…mas parabéns…esses abraços de hoje são 100% “concordantes”, coloco entre aspas porque a verdade absoluta pra mim é um miste´rio, mas na sua explanação eu achei super coerente e concordei!

    Tava com saudades dos textos…

    Ps.: Quando tiver em Salvador me diga…vai ser uma prosa bem vinda!

    Curtir

    1. Agradeço, irmão! Uma honra trocar esse abraço e essas palavras por aqui! ❤

      Respeite sua escolha, mas pense direitinho com relação a essa questão da família! Todos estamos fragmentados. Um filho nos edifica! Ademais, crianças são nossos ancestrais reencarnados.

      Axé pra nós!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, estou com uma dificuldade terrível de escrever porque depende de uma série de instituições que não existem aqui na diáspora e eu teria que explicar cada uma e o texto ficaria enorme! Conselho de anciãos, grupo etário, dote… travei geral! Rsrsrs…

      Mas vou retomar a calma pra poder escrever a segunda parte. Assim espero! Rsrsrs…

      Curtir

  5. Oi Anin, saudades do seu textos…pra fundir minha cuca, abrir minha mente…trazer concordâncias e “discordâncias”…

    lembre de vc por isso:

    Livro de Buchi Emecheta lançado pela primeira vez no Brasil…minha sogra pegou…tou com vontade de ler…cheio de coisa aqui, no meio de um, fiquei curioso mesmo pra ler…dei uma rápida olhada e achei muito bem escrito…a edição é linda tb.

    Abraços!

    Curtir

  6. Bom dia. Sou Yanne, aluna do 4° período do curso de Serviço Social da UFRJ. No dia 12/12 apresentaremos um trabalho da disciplina de Identidades Culturais sobre o Movimento Negro. Gostaria de saber se você pode responder (por email) a questões acerca do Movimento Negro, com foco no Mulherismo Africana. Desculpa o incomo e obrigada de qualquer forma.
    Meu email: yanne.qguimaraes@gmail.com

    Curtir

  7. Anin eu fiquei confusa a poliandria é ou não é africana, primeiro diz que é depois diz que é dos povos celtas, também fiquei confusa nesta parte, pois exatamente por o homem não saber de quem é a cria que foi instituída a monogamia. Se puder responder agradeço

    Curtir

  8. Sou de total acordo………por isso escrevo “Poligamia na cultura yao: do Sultão Mataka a modernidade”

    A poligamia como cultura na história recente dos yaos do norte de Moçambique pode se associar a história da dinastia Mataka, da tribo dos Amasaningas. Segundo Amaral(2007), quando da dispersão da tribo Amacinga sob pressão dos Alolos de Makwana, em meados do século XVIII, uma parte foi estabelecer-se no médio Lugenda, sob a direcção de Metarika. Iam perseguidos mas não receosos, pois que faziam a guerra aos seus próprios irmãos de sangue, que iam encontrando, procurando tirar benefício da luta. No Lugenda entraram em contacto com os Amasaninga do Mwembe, aos quais pretenderam impor a sua supremacia. Foram derrotados pelo sultão Mataka I, o célebre Nyambi, que passou a ser o líder incontestado dos yaos de entre Lugenda e Rovuma,
    A história da fundação da dinastia Mataka é-nos contada por Amide, J.B. (2008), citando Yohannah Abdullah em Wayao’we e as circunstâncias que a rodearam ainda se encontram bem vivas na tradição oral do povo, que Ouviu, directamente, da boca do VII Mataka, Ce Salanje Citemwe, bisneto de Nyambi, o Mutaka I……………………..Ce Nyambi, na sua povoação de Mwembe, no auge do seu poderio, dispunha de 200 esposas; na de Cole, 50; na de Lunguja, 50; na de Luuma, 50; na de Majuni, 50; e na de Matambwa, outras 50. Quinhentas esposas no total. Sobre estas esposas, reinava a sua Abidi, Ce Mbumba. Esta incrível quantidade de esposas dava a justa medida do extraordinário prestígio e autoridade de Ce Nyambi, além de ser uma muito apreciável fonte de receita… pois as infidelidades conjugais eram punidas com a imposição de compensação de vulto ao sedutor. Este facto é confirmado com a Paulina Chiziane,“ homens aman todos os dias. Em cada sol partem à busca de novas paixões, novas emoções, enquanto nós ficamos a esperar eternamente por um amor já caduco. Todos os homens são polígamos. O homem é uma espécie humana com vários corações, um para cada mulher” (CHIZIANE, 2007).
    O facto é que, é um homem em processos de mudança, precipitado pela modernidade encapsulada pela globalização, que esta condicionado a reformular suas culturas locais sem previa preparação para as mudanças e recriações dos seus valores, seus hábitos, suas convicções, seus costumes. E por causa dessas mudanças os sistemas culturais rompem as barreiras da poligamia, denominando-se prática ultrapassada e dando lugar a poligamia moderna, com a designação “casa dois, três, quatro…entre outros nomes.”
    No entanto, a poligamia actual diferencia-se das práticas antigas, que eram feitas de forma aberta, e podemos associar aqui a outras práticas (Lobolo, Kutchinga, Ntamuene) e hoje, os Hábitos e costumes são praticados de forma oculta, tornando-se nocivas pelo facto do alargamento da teia de relacionamentos e de difícil controlo, porque a poligamia moderna aumenta a transmissão heterossexual e por consequente o HIV.

    Raimundo, Paulo J.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Estou conciente do génocidio que Africa sofreu e que nao so os nossos valores, costumes foram arrancados, mas como houve e ainda ha uma inteçao de depressia-los.
    (So para dar um contexto, sou Angolana,cuanhama et Banto <3)
    A questao que eu proponho nao necessariamente caresse uma resposta é mais para pensar:

    Para mim nenhuma cultura é Superior a outra de forma habisoluta! Normalmente os costumes de cada povo sao validos pra cada povo no seu territorio, quero dizer que todas as culturas possuiem aspectos positivos et négativos, asvezes depende do angulo no qual se encherga essa realidade.

    Penso que devemos sim buscar resgatar os nossos valores africanos perdidos e voltar a ama-los como nossos ancestrais, regatar a nossa identide. Mas asvezes tenho impressao de nesta busca muitas vezes nos perdemos um pouco, nao precisamos nos convecer de que todos os aspectos da cultura africana sao perfeitos, isso é uma utopia! a cultura africana assim como todas as outras do mundo nunca foi(nem mesmo antes da colonisaçao ou escravatura) e nunca sera perfeita. quando as massas lerem esse testo vao so entender que ser poligamo é ok porque isso é que é ser africano, porfavor!! a realidade que vejo em Angola é muito differente dessa toda romatisaçao da poligamia invocada neste texto! nao é porque algo é africano que é necessariamente bom! é preciso auto-critica também!

    Entao penso que os africanos do mundo inteiro, nascidos e criados ou nao na africa devem e preciasm resgatar a sua verdadeira identidade, mas devemos também aprender com as nossas experiencias, e repensar certas coisas! "trago os valores da minha mae e do meu pai comigo sim, mas discarto o que nao é mais util para mim e aprendo também novos valores para que eu possa evoluir"! nao ??

    E pensando em Cultura ocidental vs Africana! bom, foi de um geito tragico que noos africanos tivemos contacto com essa cultura, mas nem tudo que é ocidental é mau! e noos precisamos ser suficientemente maduros para Resgatarmos a nossa Africanidade sem descartar a parte boa dos valores ocidentais. isso vale nao so para poligamia, vc pode nao estar de acordo comigo quanto a esse assunto 'poligamia' , mas vale para muitos outros apectos!

    O meu intuito é so trocar ideias, e de forma respeitosa, kkkk parece brincadeira mas em tempos de tanta agressividade nas redes sociaias se torna necessario, mostrar a bandeira da paz a cada comentario!

    OBS: desculpe pelos mil e um erros ortograficos no meu comentario, eu sei é chato!, também detesto, mas nao tive escolha.

    Curtir

  10. Oi, Anin, sou nova na área, hahah, conheci mulherismo africana não tem nem 1 mês e estou me inteirando do assunto, lendo seu blog, procurando filmes e livros e etc. Vi sua live pelo FB da livraria Nombeko e senti um soco no estômago quando falou que o principal motivo de desestabilização e acabamento de grupos/coletivos de pessoas negras são os relacionamentos. Dentre as reflexões que fiz até aq relativas a raça (trabalho com isso há alguns anos, mas não na perspectiva panafricanista/mulherista), eu vejo da mesma forma, acho que é quase a espinha dorsal da questão e por isso acho que a discussão desse tema do texto (poligamia) é mt delicada e imensamente necessária. Queria saber duas coisas:
    A primeira é se, segundo essas culturas que adotam a poligamia, essas várias esposas DEVEM/PODEM/NÃO PODEM viver na mesma casa, porque penso que se estamos pensando na família, viver junto me parece o mais adequado, porém acho que viver separado evita desgastes também hahah.
    A segunda coisa se refere às questões emocionais envolvidas nesse processo de compreender e possivelmente adotar esses modelos de família. Eu pergunto porque, novamente, acho que a ferida colonial nos nossos modos de se relacionar (não só amorosamente, mas também nossas irmandades, parcerias, etc) é ridiculamente profunda, o sentimento de solidão e carência das pessoas negras é um bagulho louquíssimo e que gera em nós 2392 BO’s pra resolver na mente. Mesmo que na teoria, eu ainda não consigo encontrar uma “saída” viável pra esse conflito entre poligamia (e eu concordo com tudo que disse no texto) e essas feridas…pq n é como se desse pra fingir demência pra elas hahaha
    Enfim, me desculpe o longo comentário, mas eu gostaria muito de ler o que vc tem a dizer sobre isso, ou até mesmo recomendação de outros textos (li Sobonfu Somé já e me ajudou nessa questão tbm), livros, vídeos, etc.
    Abração ❤

    Curtir

    1. Oi, irmã, tudo bem? Desculpa a demora em responder, eu ainda não tinha visto o comentário. Preta, a definição do local de moradia da família depende do grupo étnico em questão e da família. Vemos os 2 casos. Ou ainda famílias que moram no mesmo terreno: o homem tem sua casa e cada mulher a sua. Uma cozinha comum para os 3, as crianças ficam com as mães. Sobre as questões emocionais, as pessoas envolvidas precisam estar ciente do seu propósito, que se trata de uma construção coletiva dura, como qualquer casamento. Algumas coisas precisam ser repensadas, em especial essa ideia do amor romântico, ou a dificuldade de lidar com os problemas e defetos de cada um. Os envolvidos precisam estar minimamente cientes, num caminho de reconstrução de si, sabe? Sobre os livros… há um grupo no FB sobre poligamia (poligamia: empoderamento da família negra?) que possui alguns materiais, alguns deles eu fiz a tradução. Indico um chamado “Niketche, uma história de poligamia”, e em geral encontraremos mais informações sobre o assunto em trabalhos que estudam grupos étnicos específicos. É isso! Espero ter ajudado. Qualquer coisa me procura no FB ou Instagram pra gente conversar melhor, tá bom? Beijos!

      Curtir

    1. Isso é uma decisão da família. É o mesmo que perguntar: “numa monogamia, como é vista uma relação sexual anal?”. Entende? Rsss. Isso depende de cada família…

      Curtir

Deixe um comentário